Setembro foi marcado por masterclasses com músicos renomados, nacionais e internacionais.

O mês de setembro foi especialmente marcante para os alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, que tiveram a oportunidade de participar de uma série de masterclasses online, conduzidas por músicos de destaque no cenário nacional e internacional. Por meio das ferramentas tecnológicas, foi possível encurtar distâncias geográficas e aproximar os estudantes de grandes referências musicais em seus respectivos instrumentos. Cada encontro foi uma chance valiosa de aprendizado, troca e inspiração, permitindo que os alunos se conectassem diretamente com profissionais que atuam nos mais altos níveis da música.   

A semana começou com a orientação do tubista Luis Montorola, músico com mais de 20 anos de carreira e formação sólida em diversas áreas da música. Montorola é egresso do El Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela e professor do Conservatório de Música Simón Bolivar. 

Ainda no início do mês, os alunos tiveram o privilégio de participar da masterclass com o violoncelista Gregorio Nieto. Também egresso do El Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles da Venezuela, Gregorio realizou seus estudos superiores no prestigiado Conservatório Tchaikovsky em Moscou, Rússia. Em 2025, gravou seu segundo álbum, Concertos Românticos para Violoncelo e Orquestra, ao lado da prestigiada Orquestra Sinfônica de Londres, sob a regência do Maestro Josep Vicent.

Encerrando a semana de capacitação, os alunos participaram das aulas com o clarinetista e professor Max Ferreira. Professor de clarineta e Prática de Conjunto na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e professor de música e regente da Corporação Musical da cidade de Leme.

Momentos como esses reforçam a importância das capacitações contínuas, que ampliam o conhecimento técnico, inspiram os alunos e fortalecem a formação musical de excelência

 

Mais notícias

Orquestra Jovem Recanto Maestro: crescimento, impacto social e Transformação pela Música

Mais de 300 crianças participam de nova edição do projeto Música para as Escolas

Percussão que Encanta: Espetáculo da OJRM emociona público