Formação humanista para professores, monitores e alunos da OJRM

A formação humanista integra a didática de ensino aplicada aos professores, monitores e alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Esse modelo educativo busca o desenvolvimento integral do indivíduo, promovendo não apenas o domínio técnico, mas também a formação ética, emocional e social.

As atividades desenvolvidas pelos educadores para os alunos são organizadas em momentos teóricos e práticos, oferecendo uma compreensão mais ampla de sua atuação a partir dos princípios humanistas. 

Recentemente, foi realizada mais uma etapa da Formação Humanista da OJRM, reunindo professores e monitores em um encontro dedicado à reflexão sobre o conceito de humanismo. A aula para professores e monitores contou com a participação especial do Diretor Artístico da Orquestra Jovem Recanto Maestro, Vagner Cunha.

Segundo Vagner Cunha, o desenvolvimento do trabalho coletivo é fundamental para que cada aluno ou professor esteja preparado e munido das ferramentas básicas de trabalho individual. Podemos construir um coletivo poderoso com indivíduos preparados e autônomos. Além de ferramentas técnicas básicas e inegociáveis, é fundamental que todos estejam focados num propósito artístico calçado em fundamentos do humanismo. Nesse caso, nossa primeira questão do encontro foi: O que é humanismo?

Um dos professores e maestro da OJRM, Julian Ramos, escreveu uma poesia inspirada nas reflexões propostas durante a vivência. Confira a seguir:

“El arte es un parasito sagrado que entra en ti 

Cuando tu cordura está baja de defensas.

Te toma, te controla,

Te infecta de creacion.

Y cuando tus defensas suben un poco, te deja algo de libre albedrio.”

    No encontro com os alunos da OJRM, a professora Mami Ueno, acompanhada da convidada Bernardina Amantino, conduziu uma atividade que abordou os comportamentos relacionados ao desenvolvimento da autonomia. A explanação destacou a importância de investir nas habilidades aplicáveis no cotidiano. Através de atividades práticas, os alunos aprenderam a costurar suas próprias roupas e realizaram um training de elegância na postura ao caminhar, tão importante ao subir no palco. Através das atitudes aparentemente pequenas – do miricismo cotidiano – permitimos transformar os jovens para desenvolver uma maior responsabilidade, autonomia e a elegância de ser para toda a vida.

A OJRM cresce cada vez mais, unindo formação musical e desenvolvimento humano por meio de uma abordagem baseada na Ontopsicologia. Essa proposta valoriza não apenas a técnica, mas também a construção de indivíduos conscientes, responsáveis e éticos. Ao cultivar valores como trabalho, excelência, beleza e humanismo, a Orquestra forma músicos capazes de transformar a si mesmos e a sociedade através da arte.

Mais notícias

Orquestra Jovem Recanto Maestro: crescimento, impacto social e Transformação pela Música

Mais de 300 crianças participam de nova edição do projeto Música para as Escolas

Percussão que Encanta: Espetáculo da OJRM emociona público