Diretoria

Claudio Carrara

Diretor Geral

Mestre em Administração pela UNISINOS, especialista em Psicologia com ênfase em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo e graduado em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela PUC-RS. Coordenador do MBA Business Intuition e de cursos de extensão na Faculdade Antonio Meneghetti, onde também é professor. Sócio-fundador do Grupo Meta, atua como Diretor Administrativo-Financeiro e de Desenvolvimento Organizacional. Foi presidente da ASSESPRO-RS (1997–1998) e do Conselho do SOFTSUL. Possui ampla experiência em gestão, TI e formação empresarial com foco no desenvolvimento humano

Vagner Cunha

Diretor Artístico

Compositor, arranjador, instrumentista, com graduação e mestrado em composição musical pela UFRGS. Lançou diversos álbuns, incluindo “Mahavidyas” (2008) e “Variações São Petersburgo” (2016), além de colaborações com artistas renomados. Vagner recebeu sete prêmios Açorianos e uma indicação ao Grammy em 2019 pelo álbum “Campos Neutrais” de Vitor Ramil. Suas composições foram apresentadas por várias orquestras, destacando-se obras como o “Concerto Para Violino No. 1” e a ópera “O Quatrilho” (2017). No cinema, compôs trilhas sonoras para mais de 50 filmes. Atualmente, é diretor musical da FORMA e compõe para diferentes formações, além de criar obras didáticas.

Paulo Monteiro

Diretor financeiro e de captação

Investidor ativo com mais de 28 anos de experiência em Gestão Operacional e Investimentos. Atua como CEO da M&T Capital Partners, empresa de Private Equity e Venture Capital. Investe em empresas de diversos setores: Serviços, Financeiro, Indústria e Tecnologia. Participa de Conselhos Administrativos em empresas. É graduado em Ciências Contábeis pela UFSM, com MBA pela FGV/SP, especializações em Fusões e Aquisições pelo INSPER, Private Equity na Harvard Business School, Avaliação de Empresas na Columbia Business School e Isomaster como Empresário do Ser na Faculdade Antonio Meneghetti.

Mami Ueno

Diretora de comunicação e relações institucionais

Mestre em educação (Universidad SEK, Chile), graduação em Ontopsicologia (Antonio Meneghetti Faculdade) e Ciências Contábeis (UFRGS), especialização em Ontopsicologia (Universidade de São Petersburgo/Rússia), especialização em Direito Internacional Público e Privado (UFRGS), MBA Business Intuition (Antonio Meneghetti Faculdade), MBA La Business Intuition del Made in Italy (FOIL, Itália). Empresária e consultora empresarial em projetos nacionais e internacionais, CEO da Ueno Profit e professora da Antonio Meneghetti Faculdade

Antônio Carlos Borges-Cunha

Direção pedagógica e regência

Compositor e maestro, Antônio Carlos Borges-Cunha é professor da UFRGS, cofundador do programa de Pós-Graduação em Composição Musical, diretor pedagógico da Orquestra Jovem Recanto Maestro e regente titular da FORMA – Filarmônica OntoArte Recanto Maestro. Sua trajetória e suas composições são apresentadas nas Américas e Europa, sendo tema de estudos acadêmicos. Recebeu prêmios por sua atuação como compositor, regente, educador e orientador. É Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego.

Coordenação

Michael Fragomeni Penna

Coordenador executivo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bacharel em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti. É Coordenador Executivo da FORMA, Orquestra Jovem Recanto Maestro e do projeto Bola pra Frente na Fundação Antonio Meneghetti, liderando iniciativas que promovem o desenvolvimento educacional, social e cultural.Como professor na Faculdade Antonio Meneghetti, contribui ativamente para a construção de abordagens inovadoras que integram arte, educação e formação humanista.

Clarissa Pippi

Coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais

Formada em Jornalismo pela UFN, possui extensão em Cinema Digital (UFSM), Estratégias para Redes Sociais (Unisinos), Técnicas de SEO (Alura) e Gestão de Tráfego Pago. Publicou artigo na revista Anagrama (USP) e foi freelancer da Folha de S.Paulo. Atuou como sócia e coordenadora de Comunicação na Tríplice Assessoria por 8 anos, atendendo clientes nacionais. Trabalhou na BD Divulgação em eventos como Porto Alegre Em Cena e Feira do Livro. Foi copywriter e redatora na RedFox Soluções Digitais, com foco em marketing digital e conteúdo estratégico.

Julián Ramos

Coordenação - regente das formações orquestrais Jovem de sopros e percussão - professor de Madeiras

Maestro, oboísta e poeta venezuelano, com trajetória que une arte e formação humana. Atuou como solista e preparador em turnês pela Europa, Ásia e América Latina. Cofundador de orquestras infantis na Venezuela, participou de missões pedagógicas com a CAF, UNESCO e OEA, e preparou a Orquestra Nacional Infantil sob mestres como Simon Rattle e Claudio Abbado. Estudou oboé com grandes nomes e aprofundou-se em Fenomenologia e Filosofia da Música. Atualmente, dirige a Orquestra Jovem Recanto Maestro, formando músicos que tocam com técnica, escuta e verdade.

Ana Regina Acosta

Coordenadora de financeiro e captação

Possui graduação em Administração e em Ontopsicologia. Cursando MBA em Gestão 4.0 pela PUC/RS. Possui formação complementar em Direitos Humanos e Diplomacia no Instituto das Nações Unidas na Holanda (UNITAR – ONU), Gestão de Vendas (FGV), Formação Empresarial Internacional (AMF) e qualificações na área de liderança e desenvolvimento humano. Iniciou a carreira atuando por 2 anos na Delegacia da Receita Federal e tem 10 anos de experiência profissional na gestão de empresas dos setores financeiro, tecnologia, industrial e imobiliário, atuando no gerenciamento operacional, liderança de equipes multidisciplinares e administração estratégica de recursos humanos, financeiros e materiais.

Equipe de Produção

Rafael Marques

Professor de Percussão - Logística de produção

Rafael Marques é formado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria e possui sólida trajetória nas áreas de percussão erudita e popular. Desde 2018, integra a Orquestra Jovem Recanto Maestro, onde atua como professor de percussão e também responde pela logística de produção. Sua experiência combina excelência artística com habilidades de organização e gestão no ambiente musical.

José Kalil

Assessor de comunicação

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui experiência na área de comunicação institucional, com ênfase em produção de conteúdo, design gráfico e audiovisual. Atuou em organizações como a Fundação Iberê, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, exercendo funções que envolvem criação de materiais gráficos e textuais, cobertura de eventos, fotografia, edição de vídeos e diagramação.

Jéssica Barcellos

Assessora de imprensa

É jornalista graduada pela PUCRS e tem MBA em Branding na ESPM. Atua como assessora de imprensa há mais de uma década, com especialização na divulgação de projetos de arte, cultura e entretenimento. Já assessorou mais de 500 espetáculos nacionais e internacionais de música, teatro e dança, como Cirque Du Soleil, Rolling Stones, Paul McCartney, Chico Buarque e Marisa Monte. Comunicou grandes eventos do Rio Grande do Sul, como a ópera O Quatrilho, de Vagner Cunha, o Noite dos Museus e festivais como Porto Verão Alegre, Chisme, Planeta Atlântida e Turá.

Arianna Gutierrez Castillo

Secretária Administrativa e Professora de Violino, Viola e Musicalização

Pedagoga, educadora musical, violinista e especialista em Ontopsicologia. Iniciou seus estudos no renomado El Sistema, formou-se no Conservatório Simón Bolívar e aperfeiçoou-se com grandes maestros. Atuou como spalla em importantes orquestras na Venezuela e participou de turnês internacionais. No Brasil, é professora e preparadora na Orquestra Jovem Recanto Maestro, coordenando o Núcleo Agudo e contribuindo na gestão pedagógica. É licenciada pela AMF e mestranda em Humanidades na UFN. Sua atuação une excelência musical, formação humana e dedicação à educação por meio da arte.

Esther Lovatto Radiske

Bibliotecária - Monitora de violoncelo e musicalização

Iniciou seus estudos de violoncelo no ano de 2017. Atualmente, atua como principal no naipe de violoncelos da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Além disso, é Monitora da Orquestra, dando aulas de violoncelo e musicalização. Trabalha na sala de Arquivos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, desempenhando a função de Bibliotecária de Orquestra.

Hayana Kabke Fantinel

Assistente secretaria administrativa

Curso Bacharelado em Fagote na UFSM. Iniciei minha trajetória musical em 2019 na Orquestra Jovem Recanto Maestro, onde comecei tocando viola clássica. Em 2023, migrei para o fagote, instrumento pelo qual me apaixonei e que me motivou a ingressar na graduação em música. Atualmente, além de integrar a orquestra como instrumentista, atuo como assistente na secretaria administrativa, conciliando minhas atividades acadêmicas, musicais e administrativas em busca de constante aprimoramento

Professores

Cezar Guerra

Professor de Metais e Musicalização

Iniciou os estudos musicais aos oito anos no violino e, aos 15, no trombone. Venceu o concurso de jovens solistas da OSPA, onde também atuou como trombonista. Foi primeiro trombone da Filarmônica da PUCRS e da Sinfônica de Goiás. Finalista em concursos no Brasil e exterior, participou como convidado em orquestras e na música popular. Lecionou na ASCART e na rede Waldorf. Atuou em duo de trombone e piano. Desde 2018, é professor e coordenador da classe de metais do Projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro, assistente de regência e primeiro trombone da Filarmônica Onto Arte (FORMA).

Darwin Pillar Corrêa

Professor Teoria e Percepção

Compositor, violonista, pesquisador, e professor de Teoria e Percepção Musical. É Doutor em Música (Composição) pela UFRGS (2023). De 2010 a 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Pablo Gusmão, foi monitor das disciplinas de Teoria e Percepção na UFSM, instituição na qual, em 2023, atuou como professor substituto de Análise Musical e de Teoria e Percepção Musical. Foi contemplado com o Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Desde 2024 é professor da Oficina de Teoria e Percepção Musical da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

Rafael Marques

Professor de Percussão - Logística de produção

Rafael Marques é formado em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria e possui sólida trajetória nas áreas de percussão erudita e popular. Desde 2018, integra a Orquestra Jovem Recanto Maestro, onde atua como professor de percussão e também responde pela logística de produção. Sua experiência combina excelência artística com habilidades de organização e gestão no ambiente musical.

Marina Montero Bernardi

Professora de flauta

Bacharela em Flauta Transversal pela UFSM, atua como flautista no Ensemble Novas Tríades e na FORMA. É professora de flauta e música de câmara na OJRM. Participou da gravação de álbuns de artistas gaúchos como Paola Matos e Robson Thomas. Foi ganhadora do Concurso “Solistas UFSM 2019” e do 2° Prêmio Maria Cult, na categoria “instrumentista”. Atuou como solista frente a OJRM e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Foi uma das organizadoras do X Encontro de Flautistas no RS (2024). Já participou de aulas com professores do Brasil, Espanha, Itália, Noruega e EUA.

Solangel Katiuska Yustiz Rodriguez

Professora de Violoncelo

Violoncelista venezuelana com 40 anos de experiência como professora de violoncelo e em música orquestral, tendo atuado como músico spalla por muitos anos. Se formou no “EL SISTEMA” orquestral venezuelano e participou de cursos e turnês internacionais com renomados maestros internacionais. Está no Brasil desde 2022.

Guilherme Glienke

Professor e técnico de instrumentos

Contrabaixista e professor, natural de Santa Rosa/RS, onde iniciou sua trajetória na Orquestra Jovem Santa Rosa. Bacharel e especialista em Música pela UFSM, estudou com os professores Diogo Baggio Lima, Cláudia Amaral, Eder Kinappe e Lucas Almeida. Participou de importantes festivais no sul do Brasil, com aulas de Milton Masciadri, Alexandre Ritter, Alberto Bocini, Petru Iuga e George Amorim. Desde 2021, é professor de contrabaixo da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

Lara Montero

Professora Violino e Viola

Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos com Lídia Caldeira e, aos sete, com Maria do Carmo de Oliveira. Participou da Orquestra Infanto Juvenil e da Orquestra Jovem de Santa Maria antes de ingressar, em 2009, na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, onde atuou até 2022, sendo chefe de naipe em 2019. Foi solista na Camerata da UFSM em 2017 e indicada ao 4º Prêmio Maria Cult em 2024. Graduada em Violino pela UFSM sob orientação de Yara Vieira, desde 2024 leciona violino e viola na Orquestra Jovem Recanto Maestro e integra o Ensemble Novas Tríades como violinista.

Arianna Gutierrez Castillo

Secretária Administrativa e Professora de Violino, Viola e Musicalização

Pedagoga, educadora musical, violinista e especialista em Ontopsicologia. Iniciou seus estudos no renomado El Sistema, formou-se no Conservatório Simón Bolívar e aperfeiçoou-se com grandes maestros. Atuou como spalla em importantes orquestras na Venezuela e participou de turnês internacionais. No Brasil, é professora e preparadora na Orquestra Jovem Recanto Maestro, coordenando o Núcleo Agudo e contribuindo na gestão pedagógica. É licenciada pela AMF e mestranda em Humanidades na UFN. Sua atuação une excelência musical, formação humana e dedicação à educação por meio da arte.

Josias Nascimento da Costa

Professor de viola, violino e musicalização

Natural de Santa Maria, RS, 38 anos. Licenciado em Música (2009) e Bacharel em Composição (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de viola e violino na Orquestra Jovem Recanto Maestro desde 2015.

Ricardo Alberto Chacón Casanova

Professor Violino

É um educador musical e violinista com vasta experiência internacional, dedicado à excelência em práticas interpretativas e educação musical. Ele concluiu seu doutorado em Práticas Interpretativas com ênfase em violino na UFRGS em 2024. Sua formação inclui mestrado e graduação em pedagogia musical na Venezuela. Ele atuou como professor de violino, preparador de orquestras e professor de música de câmara em instituições como a Fundação Musical Simón Bolívar (El Sistema) na Venezuela e a Casa de Música de Porto Alegre no Brasil. Suas habilidades abrangem violino, regência, pedagogia musical e pesquisa acadêmica.

Julián Ramos

Coordenação - regente das formações orquestrais Jovem de sopros e percussão - professor de Madeiras

Maestro, oboísta e poeta venezuelano, com trajetória que une arte e formação humana. Atuou como solista e preparador em turnês pela Europa, Ásia e América Latina. Cofundador de orquestras infantis na Venezuela, participou de missões pedagógicas com a CAF, UNESCO e OEA, e preparou a Orquestra Nacional Infantil sob mestres como Simon Rattle e Claudio Abbado. Estudou oboé com grandes nomes e aprofundou-se em Fenomenologia e Filosofia da Música. Atualmente, dirige a Orquestra Jovem Recanto Maestro, formando músicos que tocam com técnica, escuta e verdade.

Miquelin Zequin

Musicalização nas Escolas

Percussionista e bacharelanda em Música – Percussão pela UFSM. Com 11 anos de atuação, integrou grupos como a Orquestra Sinfônica dos Patrulheiros de Campinas, Banda Sinfônica Jovem de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Santa Maria,Orquestra Sinfônica de Montenegro e Orquestra Jovem do Recanto Maestro. Participou de festivais como o Festival Internacional de Inverno da UFSM e o Festival Internacional Sesc de Música. Atua como professora em projetos sociais há 5 anos e, desde 2025, é monitora de musicalização da Orquestra Jovem do Recanto Maestro.

Monitores

Endrik Dias Friedrich

Monitor de violino

Iniciou seus estudos de violino em 2017 com a professora Arianna Gutierrez. Atuou como solista em obras de Vivaldi, participou de masterclasses com maestros internacionais e integra a Orquestra Jovem Recanto Maestro desde 2018, atualmente como spalla. Tocou com artistas como Toquinho, Vitor Ramil e Carla Maffioletti. Participou do Festival da UFSM, da Caravana Sinos e do Programa de Monitoria Docente. Integra o quarteto da OJRM, a Filarmônica FORMA e já se apresentou em São Paulo para a empresa META, apoiadora do projeto.

Grasieli Böck de Oliveira

Monitoria de metais e musicalização

Trombonista natural de Restinga Seca (RS), iniciou seus estudos em 2017 na OJRM. Atua como 1º trombone na OJRM, Orquestra de Sopros e Colonian Brass, e 2º trombone na Orquestra Filarmônica Onto Arte. Participou de festivais como o da UFSM e Fenomenologia da Música. É professora e assistente administrativa da OJRM. Estuda Bacharelado em Trombone na UFSM, onde integra a Orquestra Sinfônica,e o grupo RSBones(Coral de trombones e tubas da UFSM).

Isaque Ribeiro da Rosa

Monitor clarinete e musicalização

Sou estudante do 2º ano do Ensino Médio e resido em Silveira Martins. Há quatro anos, iniciei minha trajetória musical na OJRM, por meio das aulas de musicalização, onde descobri minha paixão pela música. Com o tempo, aprofundei meus estudos e habilidades em instrumento musical. Atualmente, atuo como monitor e professor no projeto, contribuindo com a formação de outros jovens. Essa experiência tem sido essencial para meu crescimento pessoal e profissional. O projeto OJRM foi decisivo na minha formação, não só como músico, mas também como cidadão comprometido e responsável.

Lauren Rosário Cardoso de Oliveira

Monitora oboé e musicalização

Iniciei meus estudos no oboé em 2017, na Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM), sob a orientação do professor Julián Ramos. Atualmente, faço parte da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro (FORMA), do Conjunto de Câmara da OJRM e do Quinteto de Sopros. Também participo da Orquestra de Sopros e Percussão (OSPREM). Em 2025, tive a oportunidade de integrar o Programa de Monitoria Docente da ORJM, atuando como monitora e colaborando na formação de outros alunos da orquestra.

Alisson Carpes de Oliveira

Monitor de Percussão

Iniciou na música em 2010 em projetos sociais como o CEFASOL e Cuíca, com foco em percussão. Em 2012 integrou o projeto Atoque e seu grupo de apresentações, atuando em diversos eventos pelo RS e fora do Estado. Ingressou na OJRM em 2016, onde teve contato com a percussão sinfônica e teoria musical. Está no segundo ano de monitoria docente e cursa Bacharelado em Percussão na UFSM. Participou de festivais nacionais e internacionais, e atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, o Grupo de Percussão da UFSM e a OJRM.

Joaquin Ramos Yustiz

Monitor clarinete e musicalização

Nascido na Venezuela em 2007, iniciou os estudos musicais no violoncelo aos 5 anos, no projeto “El Sistema”. Aos 11, mudou-se para o Brasil e passou a estudar clarinete com Lucas Rafael da Silva, Guilherme Garbosa e o maestro Julian Pastor Ramos. Participou de masterclasses com Jordi Mora e do Festival de Música de Vale Vêneto, com Ray McClellan. Atuou como solista na Orquestra Jovem Recanto Maestro, onde é clarinete principal. Em 2025, venceu o Concorso Musicale Internazionale Lizori com nota máxima. Integra também a Filarmônica OntoArte.

Artur Freitas Paulus

Monitor violino, viola e musicalização

Violinista por três anos e violista há cinco, estuda com a professora Hella Frank pelo projeto de extensão da UFRGS. Participou das edições IX e X do Gramado in Concert, com aulas de regência com Lizzi Ceniceros e de instrumento com Gabriel Marin, Renato Bandel e Camila Meirelles. Fez masterclasses com Tiago Neske, André Meneghelo e Jordi Mora. Em 2025, venceu o Concurso Lizori, na Itália, com nota 95/100. Integra atualmente a Orquestra Jovem e Filarmônica Ontoarte Recanto Maestro, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Filarmônica de Cachoeira do Sul.

Maria Renata Bidegain Berger

Monitora de Violoncelo e Musicalização

Há 5 anos a música faz parte da minha vida como aluna. A monitoria será uma oportunidade de desenvolver habilidades para ensinar, compartilhar conhecimentos com iniciantes e aprimorar técnicas de estudo e comunicação. Participei do curso OntoArte & Fenomenologia da Música com Jordi Mora em São João do Polêsine, em 2024. Sou fluente em espanhol.

Lúcia Oliveira

Monitora percussão e musicalização

Iniciou sua trajetória musical aos 6 anos em projetos sociais de Santa Maria, atuando na música popular com professores como Zé Everton, Edu Pacheco, Márcio Kbecinha e Rafa Marques. Em 2016, passou a integrar a Orquestra Jovem Recanto Maestro, além de participar de concertos com a Orquestra Sinfônica e a Banda Sinfônica de Santa Maria. Desde 2021, cursa Bacharelado em Música/Percussão na UFSM. Participou de projetos como C.U.I.C.A., ATOQUE, festivais de inverno da UFSM, Conexões Percussivas e o Encontro Latino-Americano de Percussão.

Esther Lovatto Radiske

Bibliotecária - Monitora de violoncelo e musicalização

Iniciou seus estudos de violoncelo no ano de 2017. Atualmente, atua como principal no naipe de violoncelos da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Além disso, é Monitora da Orquestra, dando aulas de violoncelo e musicalização. Trabalha na sala de Arquivos da Orquestra Jovem Recanto Maestro, desempenhando a função de Bibliotecária de Orquestra.

Miquelin Zequin

Musicalização nas Escolas

Percussionista e bacharelanda em Música – Percussão pela UFSM. Com 11 anos de atuação, integrou grupos como a Orquestra Sinfônica dos Patrulheiros de Campinas, Banda Sinfônica Jovem de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Santa Maria,Orquestra Sinfônica de Montenegro e Orquestra Jovem do Recanto Maestro. Participou de festivais como o Festival Internacional de Inverno da UFSM e o Festival Internacional Sesc de Música. Atua como professora em projetos sociais há 5 anos e, desde 2025, é monitora de musicalização da Orquestra Jovem do Recanto Maestro.