Orquestra Jovem Recanto Maestro participa de eventos da Fundação Antonio Meneghetti que unem arte, cultura e educação

O mês de outubro foi marcado por importantes ações da Fundação Antonio Meneghetti (FAM), reafirmando seu compromisso com a formação integral do ser humano por meio da arte, da cultura e da educação. A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) esteve presente em dois momentos especiais, ambos promovidos pela Fundação.

No dia 18 de outubro, a Orquestra Jovem encantou o público com uma apresentação no encerramento do 2º Seminário Educacional do Projeto Estamos Juntos, realizado no auditório principal da Faculdade Antonio Meneghetti, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. O evento celebrou o Dia dos Professores e reuniu cerca de 370 educadores dos municípios de São João do Polêsine, Restinga Sêca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Pinhal Grande, Silveira Martins, Agudo, Dona Francisca, Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Ibarama, Santa Maria, São Sepé, Arroio do Tigre e São Miguel das Missões, além de representantes das 15 Secretarias Municipais de Educação envolvidas. A apresentação da orquestra trouxe um toque de emoção e beleza ao encerramento do seminário, celebrando a importância dos professores e da educação.

Já no dia 12 de outubro, o Projeto Despertando, também iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti, realizou uma apresentação teatral inspirada no livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, durante a XXI Feira do Livro e XIV Feira do Livro Infantil da Escola Afonso Pena, em Paraíso do Sul. A atividade marcou o encerramento das ações de 2025 do projeto, que tem como objetivo incentivar a leitura de formas diversas e criativas.

A peça, adaptada por Patricia Michelotti, coordenadora do Projeto Despertando, contou com direção musical de Josias Nascimento da Costa, professor da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Integrantes da orquestra participaram ativamente da montagem, unindo teatro e música em uma experiência rica e sensível. A história, que fala sobre enfrentar e transformar os medos em aliados, conquistou o público e reforçou a proposta educativa e humanista da Fundação.

A produção permanece disponível para escolas e municípios parceiros, podendo ser apresentada em feiras e eventos culturais.

Com essas ações, a Fundação Antonio Meneghetti segue fortalecendo sua missão de formar pessoas através da arte e da cultura, oferecendo experiências que inspiram, educam e transformam.

Mais notícias

Música e arte da Orquestra Jovem Recanto Maestro encantam as Feiras do Livro da Quarta Colônia

Orquestra Jovem Recanto Maestro participa de eventos da Fundação Antonio Meneghetti que unem arte, cultura e educação

O público se emociona com dois concertos marcantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro